Notícias!!

quinta-feira, março 07, 2013

Efeito do Envelhecimento no Disco intervertebral.

Um estudo antigo, mas muito atual, demonstrou que os Discos intervertebrais não sofreram deformação que se esperava em 204 cadáveres dissecados , após 24 horas pós-morten. Os resultados foram  o seguinte: A figura 1 demonstra a relação existente entre medições do disco na porção anterior , media e posterior, durante a vida adulta. As alterações etárias no sexo masculino incluem um aumento nas alturas mediais e posterior, muito ao contrário do que pensávamos, com pequena redução na altura anterior. O sexo feminino mostra um pequeno declínio nas alturas do disco.Na figura 2 podemos verificar os dados no nível L4-L5 em: Sexo Masculino= 4a (adulto entre 20-35 anos).e 6a (idoso +60 anos) , e fig 3 , sexo feminino 4b ( entre 18-35anos) e 6b ( + 60 anos).
fig 1-








fig. 2










fig. 3











fig. 4









Conclusão:
Para o sexo masculino a média da altura do disco é mantida, durante a vida adulta , enquanto a "verdadeira" média da altura do disco demonstra um aumento de 6,9%. Para o sexo feminino a verdadeira medida está em 6.4% , apesar de demonstrar um pequeno declínio 7% na média da altura durante o mesmo período, fig 4.

COMENTÁRIO;
O trabalho foi baseado em envelhecimento, não foi correlacionado com doenças degenerativas, o que é diferente. Entretanto este aumento de altura da estruta medial e posterior do disco, podem estar relacionados com grandes cargas axiais que é submetido o disco intervertebral, com deteriorização do colágeno e mais acúmulo de água, o que aumenta a pressão hidrostática na parede do anel Posterior.Um fato importante que com o envelhecimentos as pessoas se tornam mais baixas. Acredita-se que isto seria em virutde da desidratação do disco, esta hipóste não está totalmente descartada ,  pois  nesta pesquisa , após a retirada de carga de peso com o óbito dos indivíduos estudados, poderia ter havido uma maior pressão osmótica o que aumentaria a  captação de aguá pelo disco e aumento da altura destes ,  e isto daria um falso resultado na medições do disco sem carga.Outra teoria da diminuição da altura das pessoas,  reside no fato de ocorrer achatamento das vértebras, ou seja , com o avanço da idade  as vértebras  vão promovendo "microdesmoronamento" de seus platôs ficando mais côncavas.

Fonte : Moderna Terapia Manual-Gregory Grieve.

Nenhum comentário: