Notícias!!

terça-feira, janeiro 04, 2011

QUIROPRAXIA MODERNA PARA FISIOTERAPÊUTAS.


HISTORIA

Realmente se analizarmos o primeiro ajustes ocorreu em 18.09.1895.Apartir de onde Palmer criou a teoria do “pinçamento” neural através da subluxação, E realizando o ajustes das subluxações (deslocamentos vertebrais) isto traria benefício curando doenças, e na época utilizava-se até para tratamento cardíaco, e outras doenças.Bem nesta época nem tratamento médico de qualidade existia, tudo que falhava na medicina , iam em busca da quiropraxia, que cresceu vertiginosamente.Até aqui tudo bem!!!considerando as limitações da época.

A “inteligência inata””- Palmer queria dizer “capacidade do corpo de autocurar-se”” e que os ajustes seria o caminho para esta “inteligência Inata””.

ATUALIDADE.

Anos mais tarde.

Alexandre fleminng descobriu as Bactérias.Comprovou-se que muitas doenças tinham causas de microorganismos.Doenças cardíacas são frutos de doenças congênitas ou adiquiridas, diabetes, hipertenssão, aterosclerose etc...- Pesquisas sobre Câncer, AIDS, novas técnicas cirúrgicas, tecnologia de imagem como RMN, tomografia, Fibra ótica nas cirúrgicas por vídeo, cirurgias cardíacas, crescimento e mais pesquisas das indústrias farmacêuticas, tranplantes etc..., ou seja , houve uma visão mais científica das doenças e seus tratamento foram e continuam sendo melhores elaborados a cada ano.Por isso os ajustes quiropráxicos são utilizados em coadjuvantes em fisioterapia, entretanto observamos algum impacto positivo sobre algumas doenças que estão correlacionadas com o sistema músculo-esquelético.

Por isso defendo a Quiropraxia como uma técnica manipulativa, e tem bons resultados, entretanto nossa visão vai muito mais além do que Palmer pregava em 1895.

A subluxação hoje deve ser encarada assim.

O desgaste imposto pela processo degenerativo natural, movimentos repetitivos, quedas, “entorses da coluna”, Disfunção miofacial axial, postura inadequadas levarão a uma subluxação que emgloba várias possibilidades, como por exemplo Hipomobilidade para rotação (é um tipo de subluxação)Hipomobilidade para inclinação lateral( outro tipo de subluxação) anterolistese ( outro tipo de subluxação) e assim por diante existem em torno de 18 tipos de subluxação, vale salientar que o termo subluxação da quiropraxia , não tem correlação com a ortopedia, são “entidades” diferentes.

A subluxação desenvolverá 3 tipos de alteração:

1-Simpaticotonia- aumento da descarga simpática que promove, vasoconstricção e aumento do tônus muscular que irão criar restrições de mobilidade articular, a vasocontrição pode provocar edema o que irá aumentar o processo compressivo sobre as raízes nervosas (Korr).

2-Facilitação medular= A subluxação irá provocar alterações nos Metâmeros, esclerótomo, angiótomo, dermátomo, miotómo etc...o local subluxado irá alterar o fluxo neural axoplasmático e antigradiente originando alterações nos metâmeros e inflmação neurogênica.

3-Lesão Neurovascular= (still) o edema irá contribuir para o processo compressivo.

Estes três princípios irão refletir em 2 importantes leis da Fisiologia Neural.

Reciprocidade :No SNC existem neurônios de ligação (interneuroônios) que fazem sinapses com vários centros descendentes, motores e sensitivos “podendo” dependendo dos estímulos facilitatorios e inibitórios alterar a função de alguns metâmeros, já mencionados.

Convergência : Cada neurônio recebe numerosas fibras pré sinaptica e com impulsos de várias partes do corpo , algumas fibras têm influencia fascilitatória e outros influência inibitória.Assim neurônios eferentes representam uma via final comum de vários locais.

Aplicando estes dois princípios se a maioria dos impsulsos forem facilitatórias teremos hiperatividades e a maioria for inibitória teremos hipoatividades.

Tanto a Hiperativiade e hipoatividade provocarão ou podem ser provocados pelo processo Pré-inflamatório e inflamatório a seguir em 5 fases. Segundo classificação de *1Henrique da Mota, 2010.Obs utilizamos a classificação e a forma de tratamento indicado em NOSSA VISÃO.

"Fase 0= Pré inflamatória , aqui neste nível existe os distúrbios miofacial no esqueleto axial.*1.Respondem muito bem a técnicas de compressas quentes úmidas , massagem e ajustes quiropráxicos.

Fase 1 - Inflamação articular circunscrita e transitória

O peso da gravidade e a sobrecarga causada pelos movimentos da coluna, podem gerar inflamações articulares localizadas e provocar pequenas dores, aquelas que qualquer pessoa pode ter ao longo de sua vida, após fazer um maior esforço.

“Isto é normal. Esta seria uma dor pré-lesional. É uma dor de aviso, que impede que a sobrecarga prossiga e leve a uma lesão do tecido. Estas dores e suas pequenas inflamações associadas são circunscritas às articulações, e voltam à normalidade em poucos dias, sem deixar seqüelas” *1. Nesta fase, a dor característica é de poucos dias.Nesta fase há também a indicação de compressa quentes úmidas, massagens e ajustes quiropráxicos, com o objetivo de evitar a evolução para fase 2, que é mais problemáticas.

Fase 2 - Inflamação articular circunscrita, mas persistente

"Se as sobrecargas prosseguem e as pequenas inflamações se somam, de tal forma que o poder de normalização seja ultrapassado, as articulações, mesmo assim curam, sem comprometimento que vá além da própria articulação, mas em uma quantidade maior de dias e com sequelas, que constituem o que chamamos de artroses, ou seja, degenerações da estrutura articular*1". Nesta fase, a dor característica é de duração de algumas semanas.Nesta fase há necessitade de AINH, Ajustes quiropráxicos podem ser realizados , eletroestimulação analgésica, repouso do paciente.

Fase 3 - Inflamação articular não circunscrita com perineurite

"Com a progressão das sobrecargas e degenerações que se somam, as articulações não mais conseguem circunscrever e conter o processo inflamatório, que agora atinge a superfície dos nervos, produzindo disfunções específicas. É o início de um processo de dor que pode durar até 3 meses *1".Nesta fase há necessitade de controle anti inflamatório mais agressivo:

Corticosteróides, AINH, fisioterapia analgésica com compressas quentes úmidas superficiais, eletroterapia, ajustes quiropráxicos em estruturas adjacentes para diminuir espasmo muscular, massagem podem ser realizadas suavementes, técnicas mobilizativas de Cyriax terão mais efeito nesta fase, Mesa de flexo-distração são indicadas pois promovem drenagem do edema, diminuem a compressão e melhoram o deslizamento facetário, evita aderência e quebra aderências já instaladas de forma indolor e segura.Com a melhora dos sintomas há necessitade de reabilitação biomecânica pela cinesioterapia, como fortalecimentos alongamentos etc..O médico também se achar necessário pode realizar infiltrações por radioscopia ou em consultório , através da anatomia, infiltrando anestésico e corticosteróide .

Fase 4 - Inflamação articular não circunscrita com neurite

“Com a progressão das sobrecargas, das degenerações que se somam e do aumento do processo inflamatório perineural, a inflamação agora atinge a intimidade dos nervos, produzindo lesões estruturais. É o início de um processo de dor que pode durar além de 3 meses, ou se tornar crônico.Nesta fase já há comprometimento do nervo”*1 Henrique da Mota, 2010 -

Vejamos então , segundo Lundborg e Dahlin 1996 , não há canais linfáticos no espaço epidural (endoneuro), sendo visto segundo os autores nas camadas mais externas como o perineuro e epineuro.Sendo assim edema endeneural teria dificuldades para sua drenagem.

Esta fase é mais críticas, serão necessários todos os recursos médicos anteriores de forma criteriosa e Fisioterapia menos agressiva do que na fase 3, podendo o médico realizar também infiltrações por radioscopia, ou uma forma mais moderna de infiltração a NEUROPORAÇÃO que utiliza medicamentos especiais para maior penetração dos medicamentos até a intimidade do nervo. Também pode ser prescrito medicamentos para dor neuropáticas a critério médico e cirurgia em casos mais rebeldes ao tratamento conservador.

Bibliografia:

*1-Henrique da Mota, MD-www.centrodacolunavertebral.com.br

*2 Ricardo Bernardino Sena, FIsioterapêuta-Apostila do curso de Quiropraxia para Fisioterapêutas.3ª edição 2010.

* Richard Sallè-Osteopatia –teoria e prática.

*Foundations of Chiropractic Subluxations, Gatterman 2ª edição

2 comentários:

Centro Médico da Coluna Vertebral disse...

Oi Ricardo,

Flemming não foi o descobridor das bactérias. Ele participou do desenvolvimento da penicilina. As bactérias foram inicialmente visualizadas e descritas por Leeuwenhoek, e depois foram associadas às doenças por Pasteur, que disse que as doenças infecciosas são causadas por elas e combater a doença deve passar por combater as bactérias. è um pensamento que qualquer criança hoje em dia sabe. Isto deu origem à teoria das imunizações, que erradicou várias doenças como a varíola, e poliomielite etc.O interessante é que a estúpida quiripraxia se opõe a isto e em países como o Canadá e os Estados Unidos fazem até campanhas contra as vacinações muito atraso mesmo. Ficaram parados nessa ideia. Não venhacom essa de modernização, não. A quiropraxia, realmente é um grande lixo histórico. Tal vez o que você esteja querendo fazer é reciclar esse lixo, não é??? Mas nem todo lixo é reciclável...

Dr. Henrique da Mota, MD

Ricardo Sena disse...

Caro Henrique!!

Obrigado pela correção...
Com relação a Quiropraxia nos moldes americanos, concordo plenamente com você. É um Absurdo que façam como você disse campanhas contras as vacinações!!eu realmente não ví e nem lí nada a este respeito, mas se você teve conhecimento...
Quanto a quriorpaxia para Fisioterapêutas , digo para você que é diferente, não prego a filosofia da quiro: "filosofia, ciência e arte"etc. e tal. O que ensianos é a Quiropraxia que tem base nos ajustes de Palmer que foram se ajustando a Fisioterapia, com relação aos ajustes nós sabemos dos seus efeitos fisiológicos , melhora mecânica dos movimentos acessórios articulares, da modulação nociceptiva através de mecanorrecptores, da inibição da hiperestimulação simpática, como consequencia diminuição do vasoespasmo e mioespasmos veiculados pelo sistema gama. Em suma ressucitamos apenas " O bom Lixo" o que é reciclável, o que não presta , deixamos de lado. Tente ver a Quiropraxia para Fisioterapêutas como uma Cinesioterapia de HVLA- alta velocidade e baixa amplitude utilizando alavancas que digo-lhe são seguras e eficazes, obviamente cabe ao fisioterapêuta, saber em quem, como, quando utilizá-la, não tente "marginalizar" esta técnica para fisioterapêutas. Temos muito em ajudar nossos pacientes, comece a pensar desta forma Henrique, deixe a soberba de lado. E tem mais acredito que num futuro próximo todas as técnicas serão fundidas numa só: "Spine Manipulations"e claro cada escola terá , dentro de sua grade ciatsr a origem de seus ensinamentos se vem da escola de osteopatia ou da Quiropraxia.