Notícias!!

sábado, janeiro 15, 2011

Compressão e descompressão dinâmica no tratamento das hernias de disco.


Nestes dois estudos foram verificados o comportamento de substâncias no disco insetrvertebral durante compressões dinâmicas e estáticas, como também foram verificados efeitos da descompressão intermitente(cíclica). Apesar dos estudos serem paradoxais, vejo com bons olhos os dois estudos.
1º estudo:

Effects of mechanical compression on metabolism and distribution of oxygen and lactate in intervertebral disc.

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos da compressão mecânica sobre o metabolismo ea distribuição de oxigênio e lactato no disco intervertebral (DIV), utilizando uma nova formulação da teoria trifásica. Neste estudo, as taxas metabólica celular de oxigênio e lactato foram incorporados à formulação recém-desenvolvida da eletroquímica mecano-mistura modelo [Huang, C.-Y., Gu, WY, 2007. Efeito da não-linearidade de compressão de tensões sobre o transporte de solutos no tecido fibroso hidratado cobrado sob compressão simples dinâmica. Jornal de Engenharia Biomecânica 129, 423-429]. O modelo foi usado para analisar numericamente o metabolismo e transporte de oxigênio e lactato no IVD sob compressão estática ou dinâmica. As análises teóricas mostraram que cargas de compressão pode afetar o transporte e metabolismo dos nutrientes em compressão dinâmica com aumento da concentração de oxigênio, redução do acúmulo de lactato e consumo de oxigênio promovido e produção de lactato (ou seja, conversão de energia) dentro do IVD. Tais efeitos do carregamento dinâmico foram dependente do nível de tensão e frequência de cargas , e mais acentuado no IVD com menos permeáveis placa motora. Em contraste, a compactação estática exibiu efeitos inversos no transporte e metabolismo de oxigênio e lactato. As previsões teóricas no estudo estão em boa concordância com os da literatura. Este estudo estabeleceu um novo modelo teórico para analisar o metabolismo celular de nutrientes, hidratados e tecidos moles fibrosados com compressão mecânica.
Departamento de Medicina Física e Reabilitação, Laboratório de Pesquisa Ortopédica Ferguson, Pittsburgh, PA 15213, EUA.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18374341

2º estudo

Cyclic tensile stress exerts a protective effect on intervertebral disc cells


OBJETIVO: analisar os mecanismos por trás dos efeitos benéficos das terapias com base em movimento, a hipótese de que níveis fisiológicos de tracção têm um efeito benéfico sobre as células do anel fibroso foi testado.

PROJETO: Para examinar o papel das forças mecânicas e inflamação do disco intervertebral, mudanças na expressão gênica em resposta a estímulos inflamatórios (IL-1 beta) e tensão de tração (6 stress% a 0,05 Hz) foram examinados em fibrocondrócitos isolado do anel fibroso de ratos Sprague-Dawley.

RESULTADOS: As células expostas a um estímulo inflamatório mostrou um aumento na expressão de genes catabólicos, que diminuiu cerca de 50% após a exposição a ambos os estímulos inflamatórios e ensaios de tração. Após a exposição das células ao estresse de tração sozinho, apenas a metaloproteases de matriz-13 mostrou uma diminuição de 50% na expressão. Collagen II mostrou uma modesta redução da expressão em resposta ao estresse de tração no ambiente inflamatório. A expressão de colágeno I e agrecan não apresentou alteração significativa em nenhuma das condições testadas.

CONCLUSÕES: Neste modelo in vitro, nossos dados demonstram que níveis moderados de tracção demonstrou como um sinal de proteção discal , diminuindo a expressão de mediadores catabólicos em condições de inflamação. Estes dados sugerem que as terapias com base em movimento que criam tensão de tração no anel podem exercer seus efeitos benéficos através de ações antiinflamatórias.

PMID: 18209665 [PubMed - indexado para o MEDLINE] PMCID: PMC2935294Free PMC artigo .

Explico porquê.

No caso da Mesa de flexo-distração que possuo, ambos os dois mecanismos ocorrem ha um período de compressão assitida e descompressão assitida , além de outros efeitos que neste nosso ensaio vamos deixar de lado. Podemos dosar dependendo das condições do paciente como idade, atividade laborativa, graú de inflamação e dados radiológicos, tanto a velocidade como o angulo de distração pela mesa , que nesta modalidade pode ser tão leve quanto uma cinesioterapia clássica , portanto a mesa de flexo-distração poderia ser classificada como " Cinesioterapia assitida graduada " pois só difere da outra cinesioterapia, porque uma máquina está fazendo o trabalho do fisioterapeuta, mas não o esta substituindo , pois precisa de monitoramento contínuo do terapeuta , inclusive com auxílio de ambas as mãos . O que quero dizer que a mesa é apenas uma das peças da 'engrenagem" da reabilitação, que entedemos incluem os medicamentos antiinflamatórios esteroidais e não esteroidais para controlar a dor, o processo neuropático que pode estar envolvido e tratado com anti convulsivantes, vitamina B6, B1 a critério do médico , coletes protetores , e cinesioterapia principalmente com intuido estabilizadora, como por exemplo os principios do "Core stabilizations", com ativação dos transversos do abdomem , dos multífidios e depois cinesioterapia global com fortalecimentos e alongamentos das mais varidas formas.
Conclusão:
Há evidências científicas dos benefícios da mesa de flexo-distração como protetores e dinamisadores de um processo de reabilitação global dos paciente portadores de Hernia de disco , discopatias, protusão discal etc...Nas mesas de tração eletrônica ciclicas acredito que o mesmo mecanismo ocorra, neste caso não estamos levando em conta com a proteção muscular, acreditamos que o relaxamento do paciente ocorra e é claro que o relaxamento não se compara a fase do sono REM, mas nem tudo é possível, talves relaxamentes musculares como a ciclobenzaprina e ou carisoprodol possam auxiliar este processo de relaxamento, mesmo porque se dosarmos a velocidade de distração e tração evitamos a reação muscular veiculado pelo propriocepetores de golgi e fuso neuromuscular.

Ricardo Sena, Ft

www.cursodequiropraxia.com.br

Nenhum comentário: