Notícias!!

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Estudos sobre manipulação lombar.

Quiropraxia: manipulação no tratamento da dor aguda nas costas e ciática com protrusão discal: um estudo duplo-cego randomizado técnica ativo e simulados manipulações da coluna vertebral.

Santilli V, E Beghi, Finucci S.

Direttore Cattedra Medicina Fisica e Riabilitativa, Università di Roma La Sapienza, Aldo Moro P.le 5, Roma, Roma, 00185, Itália.
Resumo

JUSTIFICATIVA CONTEXTO: A dor aguda nas costas e ciática são as principais fontes de deficiência. Muitas intervenções médicas estão disponíveis, incluindo as manipulações, com resultados conflitantes.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de manipulações da coluna em dor aguda nas costas e ciática com protrusão discal.

ESTUDO / LOCAL: estudo randomizado duplo-cego comparando manipulações ativa e simulados em centros de reabilitação médica em Roma e subúrbios.

PACIENTE AMOSTRA: 102 pacientes ambulatoriais com menos dor moderada em uma escala visual analógica para dor local (VAS1) e / ou irradiação da dor (VAS2).

MEDIDAS DO RESULTADO: pacientes sem dor no fim do tratamento, falha do tratamento (proporção de pacientes a interrupção do tratamento atribuído à falta de efeito sobre a dor), número de dias sem, leve, moderada ou dor intensa, a qualidade de vida, o número de dias de antiinflamatórios não-esteróides, número de prescrições de medicamentos; escores VAS1 e VAS2, a qualidade dos resultados da vida e psicossocial; e redução da protrusão discal na ressonância magnética.

MÉTODOS: Manipulações ou manipulações simulados foram realizados cinco dias por semana, por quiropráticos experiente, com um número de sessões que dependia de alívio da dor ou até um máximo de 20, usando uma técnica impulso rápido. Os pacientes foram avaliados na admissão e aos 15, 30, 45, 90 e 180 dias. Em cada visita, todos os indicadores de alívio da dor foram utilizadas.

RESULTADOS: Um total de 64 homens e 38 mulheres com idade entre 19-63 anos foram randomizados para manipulações (53) ou manipulações simulado (49). Manipulações apareceu mais eficazes com base no percentual de casos sem dor (dor no local 28 versus 6%, p <0,005;>vs 27,4, p <0,005)>Pacientes que recebem manipulações tiveram menor média VAS1 (p <0,0001)>Uma interação significativa foi encontrada entre a terapêutico no tempo. Não houve diferenças significativas na qualidade de vida e os escores psicossocial. Houve apenas duas falhas no tratamento (manipulação 1; manipulação simulada 1) e sem efeitos adversos.

CONCLUSÕES: manipulações ativas têm mais efeito do que as manipulações simulada no alívio da dor aguda de dor nas costas e ciática com protrusão discal.:

3 comentários:

Centro Médico da Coluna Vertebral disse...

Estudo sem sentido. Queria ver a comparação de quiropraxia com modernas técnicas da fisioterapia clássica. fazer estudo de não inferioridade, sem um bom desenho de placebo é falho.

Dr Henrique da Mota

Centro Médico da Coluna Vertebral disse...

Se objetivo era a avaliação das diferentes técnicas e era feita uma aplicação de terapia simulada, não há duplo cego de tratamento. Deve-se saber se a população submetida ao grupo controle já tinha tido contato com a técnica real anteriormente. Deveria haver um controle de história natural, pois podemos estar diante de um nocebo no controle, dando a falsa impressão de eficácia do grupo da terapia real. O estudo é repleto de viéses que anulam sua conclusão.

Anônimo disse...

Estou com dor na região lombar a aproximadamente 01 mês, doi muito quando fico sentada por muito tempo, a dor começa no meio da coluna, tem dias que tende a descer pela perna esquerda,inclusive na parte de baixo da nádega.Não sofri nenhuma queda.Como procurar o diagnostico correto aqui no Rio de Janeiro.

Grata.