Notícias!!

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Fisioterapia na Hérnia de disco-Para que complicar se pode simplificar???

"As técnicas de quiropraxia, que são resquícios de uma época pré-científica dos tratamento de saúde, estão causando grande incômodo aos profissionais da fisioterapia, pelo surgimento de uma concorrência inesperada com estas técnicas pseudocientíficas."

É de lamentar que vemos profissionais de saúde se preocuparem tanto com o sucesso da Quiropraxia, e estou falando da quiropraxia como técnica, ou seja, uma ferramenta de trabalho para o fisioterapêuta, se o texto estiver mencionando para Quiropraxia graduados até concordo, pois estes ainda não são reconhecidos como profissão. Nos EUA é profissão e seu sucesso incomoda muitos os médicos, não acredito que uma técnica sobrevivesse tanto tempo 115 anos, tão velho quanto a medicina. Acredito na Quiropraxia realizada por Fisioterapêuta, pois estes teêm uma visão global das patologias, quando executar uma técnica e quando não executar uma técnica, os riscos de uma lesão são extremamente pequenos , há mais perigo de complicações de cirurgias e procedimento invasivos do que ter alguma lesão por manipulação, manipulação esta que é prerrogativa de muitas escolas de manipulação como a Osteopatia, spinal manipulations therapy, Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Cyriax.Nos estados unidos pelos menos 31% dos americanos procuram serviços de Quiropraxia para o primeiro episódio de dor lombar. O objetivo é diminuir sobrecarga articular através dos ajustes que estão comprovados em estudos de eletroneuromiografias, favorecendo assim a resolução do processo inflamatório, haja visto que basta ter apenas pressão de 10 mmhg sobre a estrutura neural para ter sintomas dolorosos, segundo Knigh 2000, compressão do vasonervorum pode provocar dor mesmo antes de surgir o processo inflamatório, e caso o processo inflamatório ocorra, evitamos assim a progressão da inflamação da fase 2 para fase 3 , muito bem mencionado pelo Dr. Henrique da Mota. MD.abaixo descrito que estamos usando em nossa avaliação.
(Fase 2 - Inflamação articular circunscrita, mas persistente

Se as sobrecargas prosseguem e as pequenas inflamações se somam, de tal forma que o poder de normalização seja ultrapassado, as articulações, mesmo assim curam, sem comprometimento que vá além da própria articulação, mas em uma quantidade maior de dias e com sequelas, que constituem o que chamamos de artroses, ou seja, degenerações da estrutura articular. Nesta fase, a dor característica é de duração de algumas semanas.
Fase 3 - Inflamação articular não circunscrita com perineurite

Com a progressão das sobrecargas e degenerações que se somam, as articulações não mais conseguem circunscrever e conter o processo inflamatório, que agora atinge a superfície dos nervos, produzindo disfunções específicas. É o início de um processo de dor que pode durar até 3 meses.

Pela experiencia a fisioterapia aliados as técnicas manuais , mesa de flexo distração, tração e estabilização segmentar com cinesioterapia , são um exelente arsenal terapêutico para combater a dor e o problema biomecânico. Procedimentos invasivos são bons e não é preciso tanto alarde quanto a isso, os Fisioterapêutas na atualidades possuem grande experiencia clínica, reabilitação e são capazes de indicar outros procedimentos que venham a ajudar os pacientes, como por exemplo uma infiltração por radioscopia, quando bem executada, traz grandes alívios aos apaciente, vale lembrar que estes procedimentos são indicados para processo inflamatórios rebeldes , entretanto a pressão dos disco herniado sobre as estruturas neurais continuam, por isso para não ter recidiva os pacientes são submetidos a fisioterapia. A descompressão realizada pelas mesas proporciona baixa carga intra disco, favorece a reabsorção do processo protrusivo, diminuindo assim as recidivas. Os procedimento cirurgicos são indicados quando o paciente está sofrendo muito e o tratamento conservador que emgloba medidas antiinflmatórias via oral e fisioterapia não estão dando certo ( minoria dos casos), a diminuição da pressão intra disco é uma realidade, o disco degenera ao longo do tempo desde o nacimento segundo estudos (Postnatal vascular regression
Poor nutritional supply to the cells of the avascular intervertebral disc has been implicated in the pathogenesis of degeneration with age. In humans, during the early postnatal years, blood vessels that have penetrated the AF and cartilage endplates from as early as 35 weeks gestation begin to recede, eventually leaving the disc as acompletely avascular structure (Nerlich et al., 2007; Urban andRoberts, 1995).
podemos verificar abaixo como ocorre o envelhecimento ja na fase adulta:



















Entretanto o envelhecimento discal ocorre logo após o nascimento, com a crescente diminuição da celularidade progressiva, regressão vascular e alteração da matriz extracelular "Early postnatal changes, including altered cellularity, vascular regression and altered extracellular matrix composition"(Lachlan J. Smith1, Nandan L. Nerurkar1, Kyung-Suk Choi2, Brian D. Harfe2,* and Dawn M. Elliott1,*), que pode ser visto na imagem abaixo:










Sugiro aos leitores deste blog, sejam leigos ou profissionais que procurem fisioterapêutas que apresentam experiencia no tratamento de patologias da coluna vertebral, não submeta-se çogo de primeira a procedimentos invasivo, seu problemas pode ser mais fácil do que parece.

Ricardo Bernardino Sena - Fisioterapêuta
Prof. de Quiropraxia para fisioterapêutas e conferencista em algias vertebrais.
Clínica da coluna- Goioerê - PR.

Nenhum comentário: