Notícias!!

segunda-feira, novembro 30, 2009

Cefaléia

A distribuição populacional de todas as cefaléias em um grande estudo populacional mostrou que a cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea em 16%.

Enxaqueca ou migrânea é a cefaléia cuja prevalência (número de casos de cefaléia numa determinada população em um determinado período) varia de 10 a 20% da população. Ocorre preponderância feminina em todos os estudos com uma proporção homem:mulher 1: 2-3. As razões para a preponderância de cefaléia na mulher ainda não são bem entendidas mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. A influência dos hormônios femininos pode ser mais importante em migrânea do que em cefaléia tipo tensional. Continua aqui SBCe (sociedade Brasileira de Cefaléia)

Existem Basicamente 3 grupos possíveis de tratamento manipulatório da " dor de cabeça", segundo a Sociedade Internacional de Cefaléia, inclue a cefaléia Tensional, Cefaléia cervicogênica e Migrânia.

Cefaléia Tensional

É caracterizada por dor unilateral, pressão, aperto não latejante e não agravado pela rotina de atividade física. Geralmente é de média à moderada e não inibe as atividades. Fatores principiantes são o Stress, conflito emocional e depressão.Hoyet, Shaffer, Bard et al, em 1979 comparam a manipulação osteopática e procedimentos para tecidos moles.

Soft Tissue : (Tecidos moles) O tratamento compreendia amassamento, pressão profunda e alongamento.

Manipulação: HVBA- Manobra de alta velocidade e baixa amplitude.

A cefaléia foi avaliada antes e imediatamente após o tratamento.

Resultados:

O grupo de manipulação houve decrescimo da dor em 49% dos casos. Mas manteve-se inalterado ambos os grupos nos exames palpatório. Em 1998 , estudos de Bove e Nilsson, terapia para tecidos moles, mais manipulação cervical foi comparado com Laser de baixa intensidade. Cada grupo recebeu 2 sessões por semana por quatro semanas. Ambos os grupos experimentaram redução significante dos sintomas. Estudos sugerem que a manipulação não confere um adicional benefício em relação aos pacientes que tiveram massagem e trigger Point release.Desta forma cuidados Quiropráxicos isolados não trazem benefícios utilizados isoladamente, por isso é recomendado a terapia manual de tecidos moles.

Cefaléia Cervicogênica

o IHS ( sociedade internacional de cefaléia) descreve esta dor de cabeça associada com dor no pescoço, occipital, podendo projetar para frente, região temporal, vertex, ouvido e órbita. Este tipo de cefaléia é pobremente reconhecida pelo círculo médico não especilistas e prontamente descrita por Quiropraxistas e Fisioterapêutas manuais. Estudos demonstram que a terapia manipulatória e exercício demonstrou redução singificativa em 200 sujeito estudados.

Migrânea

O tratamento da migrânea pelo ajuste quiropráxico é controverso em comparação com a cefaléia cervicogênica e cefaléia tensional. Muitas causas tem sido apontadas como principiantes . São fatores como alimento ricos em tiramina, chocolate, queijos, vinho vermelho, alcool e alimentos fermentados, fatores ambientais como mdança da pressão barométrica, cheiro ambiente, sons alto, certos doces, privação de sono, fatores psicossocial, particularmente associado ao stress, ansiedade e até mesmo fatores hormonais.


Conclusão:

Os estudos demonstraram que na cefaléia cervicogênica e tensional os ajustes quiropráxicos, massagem de tecidos moles e exercícios melhoram singificativamente a frequência e intensidade de dor, já na cefaléia do tipo Migranea com ou sem aura( visão de estrelinhas ou formigamentos), não foi demonstrado ser benéfico os ajustes manipulatórios nestes ensaio.


Nenhum comentário: