Notícias!!

domingo, julho 13, 2008

Vertigem- Abordagem Fisioterapêutica mini-review 1.


As vertigens são provocadas por desequilíbrio tridimencional do nosso corpo, as vertigens compreendem um complexo de sinais e sintomas de eventos neurológicos que compoem o sistema que comanda o equilíbrio do nosso corpo. Envolvem este sistema o sistema vestibular, a visão e o sistema proprioceptivo. Desta forma o sistema de equilíbrio do corpo humano pode ser comparado a uma marionete que funciona ordenadamente, quando um sistema falha pode originar a vertigem, se não vejamos:

Uma lesão no de um canal semi-circular, pode originar uma interrupção entre o equilíbrio entre os sistemas simpáticos e parassimpáticos, provocando náuseas e as manifestações de tensão vascular; a ação sobre os músculos oculomotores se traduz por um nistagno (movimento ocular com rítmo) a ação sobre os centros nervosos, suscita a sensação vertiginosa; a ação sobre os músculos locomotores, leva a uma instabilidade na posição de pé e da marcha.Como entra a fisioterapia nesta alteração?, Bom para problemas relacionados com o sistema vestibular existem duas formas de tratamento para reabilitação , uma é a reabilitação vestibular clássica e outro é a reabilitação de Norre, que compreende :
1º) exercícios de propriocepção.-ex:andar com o pé um na frente do outro.
2º) exercícios oculomotores.ex:olhar fixamente a ponta da caneta segura pela mão,fazer movimentos com as mãos e acompanhar o movimentos com os olhos apenas.
3º)Exercícios de Romberg.ex: paciente de pé , terapêuta promove pequenos empurrões, provocando desequelíbrio, fazer com olhos abertos e fechados.
4º)Exerccíos vestíbulo-espinhal:ex:exercícios cervicais de rotação , inclinação lateral etc.
5º)Exerc´cios vestíbulo-Ocular de jeanLuc.ex: girar o paciente , e este ficar olhando fixamente um ponto fixo, isto diminui o nistagmo.
6º)Exercícios de Mira-ex: fazer mira utilizando um cano, olhar os objetos e mudar de direção bruscamente, sob comando do terapêuta.
7º)Exercícios Opto-Cinético: ex: observar uma bola preza ao teto por exemplo , fixar o olhar para esta bola que deverá estar em movimento, como por exemplo um globo de danceteria.

Os exercícios acima mencionado são só exemplos existem muitas variações nos exercícios que deverão serem feitos diariamente.
A reabilitação de Norre compreende:
1º) deitado na maca por 5 segundos.
2º) vira a cabeça e o corpo em bloco, para um dos lados e depois o outro.
3º)volta para decúbito dorsal(barriga para cima) e senta na maca
4º)de pé , olhos abertos, roda de 1 a 10 vezes para direita no lugar, se tiver vertigem : pare e espera.
5º) repetir o movimento anterior para outro lado: esquerda.
6º) Sentado em uma cedeira, rodar a cabeça para um dos lados , flete a cabeça , mantém a posição por 5 segundos, inclina para frente toca o chão com as mãos, volta a posição mantendo a cabeça rodada.
7º) repetir o mesmo movimento para outro lado.
8º)fazer circundução da coluna cervical, 10X.
9º)Sentado com as pernas abertas, inclinar o corpo para frente e sustentar por 10 segundos.
10º)realizar flexo-extensão de cabeça de um a 10X.
11º)Deitado fazer hiperestensão cervical não dolorosa.
12º)Manter a hiperestensão cervical e levantar de decúbito dorsal para sentado.
13º)Deitado , fazer uma rotação para direita + a extensão de forma indolor.
14º) Com a posição anterior , levantar e ficar em pé.
15º) repetir o mesmo movimento, agora para o outro lado, realizando o mesmo movimento.

Na minha experiência clínica , realizei a reabilitação clássica , com uma boa melhora relatada pelos pacientes. Não realizei a reabilitação de Norre, não houveram muitos pacientes, devido ao fato que muitos médicos pouco recomendam este tipo de tratamento.

Obs: numa próxima postagem iremos falar sobre as vertigens de origem cervicogênica, que normalmente não apresentam melhora com medicação, e inclusive as vertigens que não melhoram com medicamentos, apresnetam uma alteração no sistema vestíbulo-espinhal, e o problema normalmente reside na coluna cervical alta.

Nenhum comentário: