Notícias!!

sexta-feira, julho 18, 2008

Efeitos da Manipulação Articular.


Na Fisioterapia atual existem várias técnicas de manipulação e mobilização articular, poderíamos citar algumas, a Quiropraxia clínica para Fisioterapêutas, osteopatia, Terapia Manual, Maitland, Cyriax e outros. O mais importante está nos resultados destas técnicas na melhora sintomática e disfuncional do paciente . Todas terão resultados de acordo com a prática e experiência do Fisioterapêuta, pois não basta Fazer um curso e aprender as manobras, mas sim quando, como e onde aplicá-las, talves este seja o grande desafio do Fisioterapêuta, que munido de um "arsenal" de técnicas, muitas vezes se depara com resultados ruins. Em suma porque realizamos as manobras ?
Muito simples , Muitos pesquisadores tiveram resultados que explicam cientificamente os resultados, onde podemos citar:
Kisner & Colby (1998): relatam que a mobilização das articulações são usadas para tratar disfunções articulares, como rigidêz e a hipomobilidade.
Maitland (1986): As tecnicas manuais, utilizam a mobilização, um movimento passivo executado dentro da capacidade do paciente,estiramento capsular mantido com o objetivo de proporcionar alívio da dor e aumento dos movimentos funcionais.
Kalterborn(2001):Diz que os movimentos articulares podem ser realizados de forma gradual, que resultam na inibição do espasmo muscular, diminuição da dor reflexa e diminuição de edema, nesta modalidade os mecanocepetores são estimulados, diminuindo a aferenciação nociceptiva.
Andrews tailor Still:A estrutura governa a função, reestabelecendo a estrutura a função retorna a normalidade.
David Palmer (1895): O sistema nervoso que passa pela coluna vertebral , controla todas a funções do nosso corpo através dos nervos , sub luxações podem interferir no funcionamento do nosso corpo pela interferencia nos nervos ,desta forma os ajustes vertebrais normalizam o sistema nervoso.
Stanley Paris: Pequenos movimentos acessórios , realizados numa articulação com restrição de mobilidade , melhoram seus movimentos principais.
Barak et al:A terapia manual visa diminuir as tensões musculares, rstaura a mobilidade articular.
Travell and Simon:Liberação de pontos gatilhos musculares melhoram o quadro dolorosa nas síndromes dolorosas miofaciais.
Butller (1991), Korr(1970): Mobilização dos sitema nervoso, tem ação favorável na normalização da mobilidade dos sitema nervoso,restaura o fluxo axoplasmático comprometido nas lesões compressivas.
James Cyriax(1929): tecnicas mobilizatórias e manipulatorias podem restaurar uma protusão discal, reduzindo o conflito disco e nervo.
Bienfat: A lesão osteopática é uma tensão fascial que em uma articulação puxa um segmento móvel para sí e impede a mobilidade.A manipulação normaliza os desarranjos articulares.
Gibbon e Philip : Asseguram que a manipulação de "thrust" , que provoca o estalo beneficia o fisioterapêuta, por apresentar resultados rápidos.
žKapler e kelso-1984- demonstraram a simpatoinibição na manip de T2 aT5
ž
žHarris e Wagnon-1987-simpatoinibição na manip C1 a C7
ž
žKorr e Butler 1991-manipulação da região T4 –T9-influência no fluxo-axoplasmático.
ž
žWright 1995,2000-TME-simpatoexitatório e analgesia pela estimulação da SDID(sistema descendente inibitório da dor)
ž
žSato 1995-Estimulação da artculação Vertebral diminui a FC e PA.
ž
žSalgado A. 2004- Evidenciaram simpatoinibição(p<0,005)Bio-Express-”dog-Tecnic” .

Poderia citar mais, mas por hora está muito bom.Até uma proxima postagem!!


ž
ž

Nenhum comentário: