Notícias!!

domingo, maio 18, 2008

Cisto sinovial- tratamento Fisioterapêutico.

Dr. Clauton M.Machado

Prof. Adjunto Fisioterapia/UFSM

Autor dos Livros Corrente Interferencial 1ª ed. Orium 2007

Eletrotermotertapia Prática 4ª ed Orium 2008

clautoufsm@yahoo.com.br

Toalha de Clauton - TTC

A TCPP consiste em produzir exercícios miomotores progressivos e programados, auxiliando na reabsorção do líquido sinovial, sendo incrementada pelo efeito da Crio Cinética (em movimentos circulares). Os exercícios através da Toalha de Clauton, serve para evitar e tratar a distensão de Cápsula e ligamentos de punho, bem como, prevenir/ diminuir/reabsorver.a.perda.de.líquido.sinovial, (cocontração/fortalecer e evitar distensão, o que pode levar a formação de Cisto Sinovial de Punho/Mão. A Crio acelera a reabsorção, relaxa e analgesia e produz vasoconstrição superficial.A Corrente interferencial (profunda) acelera a reabsorção do Cisto Sinovial (líquido) incrementando o processo fisiológico do reparação celular.

Técnica: Esta técnica é usada para redução (total) de Cisto Sinovial Dorsal de Mão (evitando a recidiva), após a aplicação simultânea, de Interferencial TCPP/TESMIA e 10 minutos de Crioterapia (TCC). Logo após, usa-se a TTC, em que, uma mão fixa a toalha, enquanto a outra realiza o movimento resistido. A crioterapia é feita cineticamente sobre a pele, e o gelo em contato direto sem plástico ou bolsa, escorrendo água do degelo. Após, continua com a corrente interferencial incremetando o esíimulo de contração progressivamente, através da adequação dos parâmetros e/ou Intensidade da (mA)










Objetivo da Técnica da Toalha de Clauton (TTC)

Esta técnica é usada para redução (total) de Cisto Sinovial Dorsal de Mão (evitando a recidiva), após a aplicação simultânea, de If TCPP e 10 min. de Crioterapia (TCC). Logo após, usa-se a TTC, em que, uma mão, fixa a toalha (fase 1), enquanto a outra mão( a do CISTO) realiza movimento resistido (fase 2), retornando a posição de inicial (fase 3).

Observações

“No impedimento do uso da outra mão para estabilização da toalha, utiliza-se, o flexo-extensor de punho de parede, realizando extensão resistida”.

Esses exercícios ajudam na drenagem do líquido sinovial e fortalecem as estruturas músculo-tendo-ligamentares do Punho, evitando assim, a recidiva da lesão.

Obs : Evitar no dia a dia, a flexão de punho forçada e/ou contínua ( na amamentação é comum)_.

Estágios da Técnica da Tolha de Clauton.










ESTABILIZAÇÃO - REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO - RETORNO AO EIXO DE 180º

O tratamento; 10 dias e nos 1ºs três dias, realiza-se IF + Crio duas vezes ao dia, e a toalha de Clauton diariamente 3 x/dia e carrega na bolsa e faz por tempo indefinido meses anos...

Desta forma, evita-se a cirurgia e a recidiva do Cisto.

clautonufsm@yahoo.com.br





Nenhum comentário: