Notícias!!

domingo, abril 08, 2007

COMPARATIVO DE VELOCIDADE DE TRÁFEGO DE DADOS / CDMA-EVDO x EDGE

Nesta link TELECO,
Voce poderá acompanhar como a tecnologia 3G(cdma-evdo), em comparação com a GPRS e EDGE, é muito mais veloz em simulação realizada com relação a nevegação e download . A tecnologia 3G é uma consequência inevitável, mas isto aqui no Brasil levará algum tempo, pois representa alto custo de investimentos, no entanto algumas operadoras já poderiam estar implementado esta tecnologia, ocorre que para trafego de Voz, não há diferença entre as tecnologias, a diferença maior está no tráfego de dados. No quesito tráfego de dados a VIVO, está na frente, no entanto observa-se uma queda na fatia de mercado desta operadora, que já deteve 50% do mercado de celulares no Brasil, que segundo especialistas são vários fatores, falta de rooaming no Brasil, onde os celulares não "pegam" em determinados estados do nordeste e Minas Gerais; falta de flexibilidade nos planos, e houvir mais os seus clientes.Neste trecho está um relato de especialista em tecnologia móvel a teleco.
"

Neste ponto a tecnologia CDMA pode representar uma vantagem a curto prazo para a Vivo pois permite a implantação do 3G como uma extensão da rede existente (EVDO).

Com o EVDO a Vivo pode ofertar serviços que exigem taxas de dados maiores e ganhar expertise em aplicações de 3 G para no futuro (Quem sabe?) adotar a tecnologia 3G das operadoras GSM, o WCDMA, quando ela atingir escala.

O WCDMA na Europa serviu para aumentar a capacidade de voz e viabilizar serviços de 3G. O baixo poder aquisitivo da população, traduzido no baixo ARPU(RECEITA POR USUÁRIOS) do Brasil, implica em dificuldades para aumentar a receita através de serviços de dados/valor adicionado. O investimento em redes WCDMA só acontecerá quando uma operadora encontrar a forma de viabilizar estas receitas. A VIVO poderá experimentar com EVDO e migrar para o WCDMA quando isto acontecer.

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Em Ago/05 a base de CDMA era de 29% dos celulares do Brasil. É este o limite para a perda de market share da Vivo?
  • O telefone celular GSM/CDMA lançado pela Vivo pode ajudar a superar o problema da falta de uma cobertura nacional?
  • A Vivo irá comprar a Telemig Celular?
  • A estratégia de aumentar o ARPU, ou pelo menos evitar a queda, através de serviços de valor adicionado terá sucesso no Brasil?
  • Qual será a tecnologia adotada pela Vivo no futuro?

Nenhum comentário: