Notícias!!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Pressão discal e postura.

fig 1 e fig 2











As figuras 1 e 2 mostram um disco intervertebral normal e outro com hérnia de disco, respectivamente.
A compressão provoca sintomatologia chamada de lombociatalgia, que é uma dor lombar irradiada para perna geralmente por traz da nádegas, coxas e até mesmo pé.
quando não existe só dor e começa a ter distúrbios neurológicos passa a se chamr ciática , devido a perda dos reflexos e alguns movimentos.
Normalmente ao contrário do que se pensa tratamento conservadores são indicados para hérnia de grau I e II,apenas exames de imagem podem " dizer" qual é o gráu, no entanto pela prática de acompanhamento de vários pacientes, podemos afirmar que um teste chamado de Laseg( teste de elevação da perna) quando positivo à 30 graus, são geralmente de hérnia discais com prevalência de 86% de positividade segundo estudos realizados na Escandinávia, o prognóstico é um pouco mais ruim, mas muitos paciente se recuperam dos sintomas dolorosos. Dentro dos tratamentos Fsisioterapêuticos que mais observei resultados são as técnicas de mackenzie , mais terapia manipulatória preconizado por Dr Ciryax. As trações lombares também são recomendadas. Os pacientes com hérnia discal , sentirão mais dor quando em posição sentada , devido nesta posição haver um aumento da pressão intradiscal, como poderemos ver na figura 3
ocorrerá tambpem maior dor no período da manhã ; isto ocorre devido ao fato de que durante a sono( deitado) o disco intervertebral aumenta seu volume de água, sendo assim maior volume =maior compressão=maior dor.mais detalhes sugiro clique aqui
fig 3
tabela de compressão discal dependendo da postura do corpo.Notem que sentado a pressão discal é maior do que em pé cerca de 140% o peso corpóreo.




Nenhum comentário: