Notícias!!

sexta-feira, julho 28, 2006

Crescimento da coluna vertebral e a ESCOLIOSE


coluna escoliótica e coluna normal.


Definição

Curvatura lateral da coluna, mais correto dizer, curvatura látero-lateral rotacional. Essa deformidade ocorre com mais freqüência na infância para adolecência, podendo levar a anormalidades estruturais na pelves, vértebras e caixa torácica. Pode ocorrer nas regiões: cervical, torácica ou lombar da coluna. Se não for detectada e tratada durante os anos de crescimento, pode levar a deformidades graves prejudicando muito a aparência e provavelmente encurtando a expectativa de vida.

Classificação

Estrutural: curvatura lateral e irreversível com a rotação das vértebras fixada.

a) corpos vertebrais: rotação para lado convexo;

b) processo espinhoso: para lado oposto da curvatura;

c) a maior rotação das vértebras ocorre no ápice da curvatura;

d) aumentando a curvatura a quantidade de rotação também aumenta;

e) não pode ser corrigida por posicionamento ou esforço voluntário.

f) A inclinação do tronco para frente produz uma giba posterior na região torácica no lado convexo da curva devido a rotação das vértebras e caixa torácica. a compressão das costelas ocorre no lado côncavo da curvatura, e a separação das costelas ocorre no lado convexo; resultado total, que é acentuado com inclinação para frente, é a proeminência das costelas e escápula posteriormente no lado convexo da curvatura.

Etiologia:
A causa ainda é questionável, segundo observações é multifatorial, no entanto não devemos esquecer os fatores de dismorfismo sexual, para enterdermos melhor foram realizados estudos com 1936 estudantes na austrália em 1972, foi concluido que o crescimento da coluna ao nascer era em torno de 5cm/ano até os 2º ano de vida; 2,5 cm/ano até o 4º-7 ºanos de vida;1,5 cm/ano até a pré adolecência, sendo que no sexo feminino dos 9 aos 12 anos com um crescimento de 4cm/ano, e sexo masculino 12 a 16 anos 4cm/ano, estas fazes são os chamados " estirão " da coluna, onde poderá haver incidência maior de escoliose, conforme foi verificado a coluna vertebral no sexo feminino cresce mais rápido em torno de 60%, bem como o crescimento vertical dos corpos vertebrais maior nas meninas , em contrapartida com o crescimento horizontal das vértebras nos rapazes, desta forma a coluna vertebral nas meninas teriam um menor apoio, por serem delgadas e longas. Segundo as pesquizas o dismofismo sexual é um fator que deve-se considerar, a testosterona nos meninos que começa por volta dos 9 anos de idade, seria um fator protetor para os meninos, com mais força e potência muscular.o indice de escoliose é de 5 meninas para 1 menino. A coluna vertebral atinge 99% do seu tamanho em torno de 15 anos para as meninas e 16 anos e meio para os meninos.

a) Idiopática - 75 a 85% dos casos. Geralmente adolescentes e do sexo feminino. Teoria das possíveis causas: mal formação óssea durante o desenvolvimento, fraqueza muscular assimétrica, má postura.

b) Neuromuscular – 15 a 20% dos casos. Causas neuropatológicas (p.ex. PC), miopatológicas (p.ex. distrofia muscular).

c) Osteopática – ex: hemivértebra (falta da metade de uma vértebra na formação), raquitismo, deslocamento da coluna etc.

Não-estrutural ou funcional: curvatura lateral reversível de posicionamento ou dinâmica.

1. não existem alterações estruturais ou rotacionais das vértebras;

2. a correção pode ser através de inclinação para frente ou para o lado, alterações na posição e alinhamento da coluna, contração muscular;

3. em decúbito dorsal a curva desaparece;

4. também é chamada de escoliose postural.

Etiologia:

1. Má postura, tanto sentado quanto em pé deslocando o peso do corpo para um lado;

2. Espasmo muscular;

3. Dor muscular devido a compressão de raiz nervosa-ex hérnia de disco aguda.

4. Discrepância no comprimento das pernas. -estudos indicam que Ciática está presente em 78% do membro inferior mais longo.

Curvaturas da escoliose

a) a direção da curvatura baseia-se na convexidade.

b) curvatura principal: mais significante da deformidade. Geralmente na região torácica, e na idiopática à direita entre T4 e o T12.

c) curvatura compensatória: menor, menos grave podendo estar acima ou abaixo da principal. Pode ser não-estrutural ou estrutural. Produz uma escoliose compensada (na qual os ombros são nivelados e posicionados diretamente sobre a pélvis). OBS: se a soma dos graus de curvatura compensatória não se iguala aos graus da curvatura principal, a escoliose é chamada de descompensada. Os ombros não são nivelados, e existe um desvio lateral do tronco mínimo para um lado.

d) vértebra de transição: vértebra neutra em cada final de curvatura, que faz a transição de uma curvatura para outra.

e) formato das curvas:

curvatura em C: geralmente descompensada, um ombro mais alto no lado convexo e o quadril mais alto no lado côncavo;

curvatura em S: mais comum em idiopáticas geralmente uma curvatura torácica a direita e lombar a esquerda. O ombro fica alto no mesmo lado do quadril alto.

Gravidade da escoliose

A. Quanto mais grave a curvatura maior é a rotação, maior o impacto e alterações nos sistemas cardiopulmonares.

B. As alterações incluem: diminuição da capacidade pulmonar e hipertrofia do coração devido a hipertensão pulmonar.

Classificação da gravidade

A. Escoliose leve: menos de 20º. As menores de 10º são consideradas normais e não requerem tratamento.De 10º a 20º requer tratamento fisioterapêutico , existem variadas formas de tratamento com inúmeros protocolos, podemos citar o RPG( Reeducação postural global), RTFP( Reorganização tônica e fásica da postura), iso-estrething (técnica que mescla alongamento com fortalecimento), Pilates (fortalecimento), Fisioterapia postural clássica, tecnica de Klapp e outras. Todas as técnicas são muito boas, mas ainda há uma grande discução de qual a melhor técnica. Na minha opinião a abortadagem de todas as técnicas deveriam serem ponderadas no que elas teêm de melhor, pois estas mudam em detalhes segundo o preceito dos seus criadores, uns acreditam mais em flexibilizar para depois fortalecer, outros acreditam que só alongando daria resultado.

B. Moderada: 20 a 40º. TRATAMENTO =FISIOTERAPIA + COLETE

C. Grave: 40 a 50º ou mais.-TRATAMENTO=CIRURGICO.

OBS: a medida da escoliose é feita pelo método de Cobb.

bibliografia/

fonte: Gregory P Griev -moderna terapia manual da coluna vertebral.

Nenhum comentário: